Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas

Extremoz

Nordeste / Rio Grande do Norte

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 32
  Comparar
13%
Branca.
13%
Preta.
66%
Parda.
9%
Amarela.
0%
Indígena.
0%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 32
  Comparar
0%
Meu primeiro ano.
0%
1-2 anos.
6%
3-5 anos.
28%
6-10 anos.
13%
11-15 anos.
28%
16-20 anos.
25%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 32
  Comparar
9%
Meu primeiro ano.
19%
1-2 anos.
25%
3-5 anos.
19%
6-10 anos.
6%
11-15 anos.
16%
16-20 anos.
6%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 32
  Comparar
44%
Apenas nesta.
50%
Em 2.
6%
Em 3.
0%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 32
  Comparar
91%
Concursado/efetivo/estável.
3%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
0%
Contrato CLT.
3%
Pessoa jurídica.
3%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
15%
61%
24%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
33%
67%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
6%
6%
45%
45%
3%
3%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
42%
55%
3%
3%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 33
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
18%
36%
45%
- Leio livros não relacionados à Educação
69%
25%
6%
6%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
24%
45%
30%
- Assisto a filmes
3%
3%
31%
47%
19%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
13%
75%
3%
3%
9%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
48%
18%
33%
- Estudo
9%
24%
67%
- Assisto a telejornal
18%
42%
39%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 33
  Comparar
3%
Até 10 horas.
12%
De 11 a 20 horas.
30%
De 21 a 30 horas.
15%
De 31 a 40 horas.
39%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 33
  Comparar
6%
Até 10 horas.
0%
De 11 a 20 horas.
55%
De 21 a 30 horas.
33%
De 31 a 40 horas.
6%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 33
  Comparar
3%
Até 10 horas.
21%
De 11 a 20 horas.
70%
De 21 a 30 horas.
3%
De 31 a 40 horas.
3%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
30%
70%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
3%
3%
55%
42%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
12%
61%
27%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
36%
64%
- Gestão de sala de aula
9%
36%
55%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
18%
52%
30%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
30%
58%
12%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
3%
3%
30%
67%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
3%
3%
48%
48%
- Participar da gestão da escola
9%
52%
39%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
3%
3%
58%
39%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
42%
39%
12%
6%
6%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
73%
18%
3%
3%
6%
6%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
82%
9%
6%
6%
3%
3%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
33%
42%
12%
12%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
30%
33%
21%
15%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
39%
48%
9%
3%
3%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
55%
39%
6%
6%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
94%
6%
6%
- Doutorado
94%
6%
6%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
21%
15%
36%
27%
- Compreender o processo de aprendizagem
18%
21%
30%
30%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
12%
12%
39%
36%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
18%
21%
48%
12%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
15%
15%
48%
21%
- Aprimorar as metodologias de ensino
12%
9%
48%
30%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
18%
21%
42%
18%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
18%
24%
33%
24%
- Acústica
33%
21%
21%
24%
- Iluminação natural
33%
12%
24%
30%
- Ventilação natural
55%
15%
18%
12%
- Temperatura
58%
15%
18%
9%
- Limpeza
12%
9%
30%
48%
- Acessibilidade
27%
21%
24%
27%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
9%
30%
27%
33%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
24%
39%
24%
12%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
9%
24%
39%
27%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 33
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
9%
3%
3%
6%
6%
27%
55%
- Projetor multimídia (datashow)
39%
12%
9%
12%
27%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
73%
9%
6%
6%
12%
- Software
82%
12%
6%
6%
- Internet
64%
3%
3%
6%
6%
15%
12%
- Acervo multimídia
79%
9%
3%
3%
6%
6%
3%
3%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 32
  Comparar
25%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
34%
Nenhuma vez.
3%
Uma vez.
25%
Duas vezes.
13%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 32
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
19%
25%
38%
19%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
6%
6%
21%
45%
27%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
12%
18%
42%
27%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
9%
21%
42%
27%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
12%
67%
21%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
9%
33%
30%
27%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
12%
3%
3%
52%
33%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
13%
19%
41%
28%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
6%
6%
61%
30%
3%
3%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
58%
21%
21%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
15%
33%
27%
24%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
3%
3%
42%
30%
24%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
42%
48%
6%
6%
3%
3%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
3%
3%
39%
55%
3%
3%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
25%
69%
6%
6%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
9%
38%
53%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
13%
44%
44%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
6%
6%
9%
64%
21%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
42%
30%
9%
18%
- Metodologia de ensino
73%
18%
9%
- Conteúdos trabalhados em sala
85%
15%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
64%
30%
3%
3%
3%
3%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
64%
30%
6%
6%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
100%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
18%
36%
45%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
15%
15%
70%
- Estabelece metas de aprendizagem
18%
15%
67%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
18%
21%
61%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
18%
36%
45%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
3%
3%
39%
52%
6%
6%
- Chegam pontualmente
3%
3%
30%
58%
9%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
9%
79%
12%
- São respeitosos(as) comigo
3%
3%
9%
64%
24%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
33%
58%
9%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
3%
3%
15%
79%
3%
3%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
85%
9%
6%
6%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
79%
18%
3%
3%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
85%
12%
3%
3%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
91%
6%
6%
3%
3%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
94%
3%
3%
3%
3%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
97%
3%
3%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
97%
3%
3%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
100%
- Fui vítima de atentado à vida
100%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
88%
12%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 33
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
42%
58%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
3%
3%
27%
70%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
15%
39%
45%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
3%
3%
6%
6%
21%
36%
15%
18%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
6%
6%
6%
6%
9%
36%
42%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
3%
3%
15%
82%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
3%
3%
9%
27%
61%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
4%
4%
24%
12%
40%
20%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
8%
16%
16%
32%
28%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
4%
4%
12%
40%
44%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
24%
36%
40%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
12%
8%
4%
4%
32%
36%
8%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
8%
4%
4%
16%
28%
44%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
4%
4%
4%
4%
28%
64%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
4%
4%
32%
64%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
4%
4%
40%
56%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
4%
4%
36%
48%
12%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
16%
44%
40%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
4%
4%
24%
40%
32%

Questionário Professores

Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas